Por que um blog?!

Falando com uma amiga no MSN, ela me disse:

“Por que você não cria um blog?”

Eu lhe respondi:

“Eu tenho uma vida! E também já tenho um profile no Orkut, uns vídeos no Youtube, um MSN... Isso já me toma tempo e ás vezes me incomoda muito... Imagina um blog!”

A televisão está presente em todo lugar, hoje ela não só se restringe ao aparelho criado por volta dos anos 20, a televisão está presente em tudo: nas revistas, nos jornais, no cinema, no rádio, no celular, na internet...

Eu acredito que isso não acontece porque as emissoras de televisão gostem que seus vídeo sejam assistidos no YouTube, que existam comunidades no Orkut como: “Sílvio Santos – E o BAMBU?”, jornais que falem mal da família Marinho e contam todo final, com 3 meses de antecedência, da novela das 8... O que acontece é que cada vez mais é necessária uma divulgação maior para que o espetáculo criado pela televisão exista, tenha vida, tenha audiência.

Se a TV é um reflexo da sociedade, isso explica o porquê cada vez mais as pessoas buscam formas de se relacionar, de se promover utilizando-se do YouTube, MySpace, MSN, Orkut, Facebook, Twitter, Blog, Videolog, Fotolog, e assim vai!

Certa vez, uma outra menina me disse:

“Olha, eu tenho um blog, um fotolog, 2 profiles no Orkut, Twitter, 15 comunidades, 3 MSNs e uma porrada de vídeos no Youtube!”.

Fiquei com medo desta menina!

Só que nesta busca por fazer com que o espetáculo se adapte ao gosto da audiência, seja comentado desde os meios de comunicação até as rodinhas de amigos da pós-graduação, os programas tornam-se cada vez mais parecidos e sem conteúdo. Todo mundo já deve ter falado algo assim sobre a tv!

Será que isso se aplica a sociedade?! Será que o meu profile no Orkut sou eu realmente ou quem eu gostaria de ser, o espetáculo que eu gostaria de exibir? Será que os meus vídeos do Youtube são recortes da minha vida ou elaborados trailers? Será que os meus comentários no meu Blog são meus, são dos outros (um plágio) ou são pensados para que os outros pensem algo sobre mim?

Então, partimos do pressuposto já levantado que a televisão é um reflexo da sociedade; tal como os programas, os indivíduos estão ficando sem conteúdo... Criam, copiam, investem no espetáculo, nas várias imagens de si próprio, preocupados com os outros e não dão atenção ao real, a eles mesmos!

O que era empregado só no mercado, nos produtos, nos serviços, na televisão, no capitalismo passou a ser utilizado (conscientemente e inconscientemente) nos seres humanos também! Se antes existia marketing de produto, hoje também há o marketing pessoal!

No livro “A Sociedade do Espetáculo”, Guy Debord com outras palavras e exemplos, fala mais ou menos isso... Com sinceridade, ninguém pode afirmar ter uma interpretação universal do livro, pois graças (ou desgraçada) linguagem empregada pelo autor, esta deixa várias lacunas a serem preenchidas a partir da bagagem do leitor, isto gera para cada indivíduo interpretações únicas, particulares e com “conteúdo exclusivo”!

O professor e experiente profissional da televisão, Roberto Brandão, disse certa vez para aos seus alunos: “Meus queridos, daqui a alguns anos todos vocês estarão trabalhando na Internet. O futuro da TV já é a Internet!”.

“Penso, logo existo!”

Descartes, pai da filosofia moderna

Tomando como inspiração o livro de Guy Debord, a afirmação do professor Roberto Brandão, os nós dados na minha cabeça nas aulas do Professor de crítica da TV, Martin Cezar, e minha bagagem cultura, resolvi criar este blog onde comentarei alguns vídeos do YouTube.

“Apareço, logo existo!”

YouTube

Nada melhor do que refletir sobre o espetáculo, tanto da televisão como dos indivíduos, comentando um dos sites mais acessados, mais polêmico do mundo e que de certa forma revolucionou a sociedade... Basta começar analisar, com um olhar bem crítico, seu nome e slogan: YouTube – Broadcast Yourself!

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa Lorenço, está de parabéns!!!! NOTA 10, pela criatividade, textos, videos.... Não estou com tempo para ver todos os links.. mas entrarei mais tarde para terminar.... E BOA SORTE para todos...

Nanda Leone disse...

Lo, você é MUITO bom. MUITO coerente. Escreve MUITO bem.
Parabéns, querido!
Bjo gde!