Quem Matou...?

“Toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação.”

A Sociedade do Espetáculo – Guy Debord

É impressionante como o recurso de “Quem matou quem?” ainda faz sucesso e mobiliza toda a sociedade. Acho que o exemplo mais marcante deste tipo de artificio narrativo foi o da novela “Vale Tudo”, escrita por Gilberto Braga em 1988.

O Brasil durante alguns dias esqueceu os problemas e só se comentava quem matou a bendita Odete Roitman.


Mas, temos alguns exemplos mais recentes, como:

- Quem matou o marido de Donatela e Flora (A Favorita)?

- Quem matou Thais, a gêmea má (Paraíso Tropical)?

- Quem matou Agatha (7 Pecados)?

É impressionante como as pessoas vivem as novelas, vivem mais a vida das personagens do que suas próprias vidas!

Muitas vezes, você sabe mais sobre a Donatela do que sobre a sua tia que mora no interior; você vive comentando sobre os problemas enfrentados pela clínica “Beleza Pura” do que os escândalos do Planalto; todo dia acessa a internet e lê o resumo das novelas e nem dá uma olhadinha na manchete de capa do jornal... Quem nunca fez ou faz isso?!

“Nossa, eu me lembro que no final de Paraíso Tropical fiquei preso no trabalho até às 20h00... Eita, voei para casa! Engraçado que as ruas estavam quase desertas... Todas as televisões que olhava estavam sintonizadas na Globo. Eu não sei o que eu fiz, mas consegui chegar em casa em 50 minutos e ainda, do celular (com medo de perder a novela) ensinei minha mãe a mexer no vídeo cassete!”


Nenhum comentário: